A Paraíba o tempo todo  |

Médico paraibano comenta perigos do autodiagnóstico

É comum as pessoas sentirem uma dor de cabeça e acharem que um analgésico vai resolver o problema. Ou terem uma dor de garganta e correrem até a farmácia para comprar um antiinflamatório. O problema é que o autodiagnóstico e a automedicação podem ter consequências graves, inclusive, levar à morte.

 

Este ano, em João Pessoa, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 96 casos de intoxicação exógena que tem, como uma das causas, o excesso de medicamentos. O clínico geral, Thiago Senna, observou que os medicamentos mais usados são analgésicos, como dipirona e paracetamol, e um dos riscos é que os fármacos utilizados sem prescrição acabam mascarando o quadro clínico da doença, dificultando o diagnóstico médico e comprometendo o tratamento.

 

“A maioria dos pacientes que atendemos na urgência ou no consultório, que fazem automedicação, geralmente vêm para o consultório porque apresentam piora do quadro. Geralmente essa piora costuma ser importante. Essa pessoa pode ter complicação, seja por uma infecção ou qualquer outra doença”, ressaltou.

 

Segundo o médico, o problema ocorre porque, no Brasil, existe muita brecha. Nos Estados Unidos, só se compra sem receita dipirona, paracetamol e antialérgico. Os demais só com prescrição médica. Para ele, o país deveria seguir esse exemplo.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe