Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou, em menos de 72 horas, dois partos dentro da viatura, na cidade de Campina Grande.

As ocorrências foram registradas na madrugada de segunda-feira (7), às 2h15, e na noite da quarta-feira (9), às 20h. As parturientes e os bebês passam bem.

Conforme o cabo Itamar Ferreira da Silva, que comandava as guarnições e também tem formação em enfermagem, nos dois casos as pacientes foram pegas em casa, no bairro Acácio Figueiredo, e deram à luz enquanto estavam sendo transportadas para o hospital.

A primeira, Fernanda Pereira da Silva, 28 anos, “sentia muitas dores, vindo a ter o bebê quando estávamos na Avenida Brasília, no bairro do Catolé”.

Segundo o cabo, foi feito todo o manejo para saída do bebê, a aspiração das vias aéreas do recém-nascido e também as condutas corretas de estabilização da paciente até a chegada ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (o Isea).

 

No caso mais recente, às 20h da quarta-feira (9), Josinete Nascimento, 21 anos, também deu à luz dentro da ambulância quando a guarnição a transportava para a maternidade.

Foi realizado o mesmo atendimento, segundo o militar, auxiliando o parto dentro da viatura – estabilizando a paciente e a filha e as deixando em segurança na unidade hospitalar.

“Foi uma experiência única, pois em 12 anos nos Bombeiros e apesar de ser da área de saúde, eu nunca tinha conduzido um parto”, contou Itamar, ao acrescentar que na profissão se depara muitas vezes com situação de mortes, “e quando vem uma ocorrência dessa natureza, de ver uma vida nascer, a gente acaba se renovando”.

 

Redação com assessoria

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Hospitais de Trauma de JP e CG atendem mais de duas mil pessoas no feriado

Os Hospitais Estaduais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande realizaram mais de dois mil atendimentos durante o feriado prolongado de Corpus Christi e São João. Em…

Homem cai de caminhão após ser atingido por galho de árvore

Um homem, de 25 anos, que trabalhava podando árvores prestando serviço a uma empresa contratada pela prefeitura de João Pessoa ficou ferido após despencar de cima de um caminhão logo…