João Pessoa, 18 de Abril de 2019
Saúde
12/02/2019 as 07:01min - PB Agora
Veterinários comentam importância de novo espaço para tratamento e reintrodução do peixe-boi na PB

A Paraíba vai abrigar o segundo cativeiro do Nordeste para a reintrodução do peixe- boi marinho na natureza. O Estado, que possui no Litoral Norte a Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, terá nesse novo espaço o tratamento adequado para possibilitar que os animais ganhem condições adequadas e sejam reintroduzidos ao meio ambiente. A previsão para a conclusão da obra do cativeiro é até o final de abril deste ano, segundo a coordenação do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho.

 

O médico veterinário e pesquisador João Carlos Gomes Borges, coordenador do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental –, comentou que o cativeiro será de extrema importância para a conservação da espécie no País.

 

“Dentro da estratégia nacional de conservação do peixe-boi marinho, estão previstas as reintroduções dos espécimes que encalharam e posteriormente foram reabilitadas. Atualmente, no Nordeste, só existe uma estrutura semelhante a esta que estamos construindo, que está localizada em Alagoas. Este cativeiro da Barra do Rio Mamanguape vai então agregar e otimizar os esforços em prol da soltura dos animais no Nordeste brasileiro. Uma vez construído o cativeiro, daremos maior celeridade a este processo de reintegração de peixes-bois aos ambientes naturais”, frisou João Carlos Gomes Borges.

 

Vanessa Araújo Ribeiro, médica veterinária do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, também comentou que o local poderá no futuro ser visitado por turistas, logo após a efetivação de um projeto voltado para o turismo de observação, pois já está sendo montada uma torre de observação para pesquisadores e uma plataforma para o público.

 

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Compartilhe