A Paraíba o tempo todo  |

Malária na PB: equipes técnicas da SES e da prefeitura de Conde traçam estratégias de combate

Na última quarta-feira (3), a Paraíba registrou o primeiro caso de malária este ano. De acordo com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, uma mulher de 35 anos, moradora do município do Conde, no Litoral Sul, foi diagnosticada com a doença. Ainda segundo a unidade hospitalar, a paciente não possui histórico de transfusão sanguínea e adquiriu a doença dentro da Paraíba. O caso provocou uma reação imediata das Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Secretaria Municipal de Conde que traçaram ontem (03) estratégias para evitar novos casos.

 

Diante da confirmação do caso da paciente internada no HULW, a equipe técnica da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da SES junto com a secretaria do município traçou as estratégias para condução e controle da situação apresentada.

 

Dentre algumas das ações já executadas no Conde está a investigação epidemiológica a partir do caso já notificado, para investigação de possíveis casos secundários. A SES informa à população que a Paraíba não é área endêmica para a doença, porém possui quatro espécies de vetores do gênero anophelis: Anophelis aquasalis; An. albitarsis; An.bellator e An. Argyritarsis. O diagnóstico pode ser feito no próprio município e os pacientes são acompanhados por uma equipe que recebe do Ministério da Saúde todos os medicamentos para o tratamento desta doença.

 

Segundo balanço da SES no Estado entre os anos de 1994 a 2018 foram notificados apenas 175 casos suspeitos de malária, sem registro de óbito. Destes, 70 são de pacientes residentes na Paraíba e todos foram registrados como casos importados, ou seja, pessoas que se deslocaram para regiões endêmicas foram infectadas e retornaram para o estado de residência. O caso registrado no último dia 29 no HU é o primeiro de 2019.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe